Essa forma de desenvolvimento se relaciona com o que está por trás das aplicações desenvolvidas na programação. Ou seja, tudo que dá estrutura e apoio às ações do usuário da máquina é chamado de back-end. Sendo assim, as pessoas desenvolvedoras de Back-end trabalham principalmente para fazer uma ponte entre os dados do navegador rumo ao banco de dados e vice-versa. É como se fosse transformar uma foto em uma aplicação em que as pessoas podem interagir.
Enquanto desenvolvedores frontend e backend frequentemente trabalham juntos, eles têm um arsenal diferente de linguagens e habilidades de programação. O desenvolvedor https://agazetadoacre.com/2024/03/colunistas/guia-gazeta/9o-guia-gazeta/os-caminhos-para-se-tornar-um-cientista-de-dados/, como o próprio nome diz, trabalha nos “bastidores” dos projetos. Ou seja, é responsável pelo fluxo de dados entre o sistema e o servidor, que são os códigos que rodam por trás das telas. Além do guia de carreira programador Front-end web, você
também vai encontrar na DevMedia os guias de Front-end mobile e Back-end e
dessa forma se tornar um programador full stack. Na plataforma DevMedia você encontra um guia com todo o
conteúdo necessário para iniciar seus estudos e se tornar um programador
Front-end web.
Aprenda os Fundamentos de Programação
Se você quiser aprender mais sobre o que faz uma pessoa da área de TI, confira este artigo da Trybe sobre o assunto. Neste artigo, aprendemos mais sobre as linguagens back-end, que nada mais são do que diversas linguagens que podem ser usadas para a construção de aplicações back-end. Apesar da vasta quantidade de bibliotecas para serem utilizadas, o Python também é um grande dependente delas. Por isso, para um uso mais avançado da linguagem, será necessário ficar à mercê delas. Ruby pode ser usado na construção de aplicações back-end e web, com o auxílio do framework Ruby on Rails.
Isso se deve ao fato de estar em contato direto com as regras de negócio que serão implementadas para que o sistema funcione. Outro ponto positivo é que você poderá atuar não só como pessoa desenvolvedora back-end, mas também como full-stack se possuir noções de front-end. O Python pode ser implementado em aplicações back-end, web, análise de dados, aprendizado de máquina e internet das coisas. O JavaScript pode ser aplicado na construção de aplicações back-end, web e mobile híbrida. Para isso existem diversos frameworks e bibliotecas, como o React JS, Angular, Vue e React Native. Desse modo, o padrão de desenvolvimento da aplicação pode se tornar confuso.
Segurança da informação
Nessa carreira o programador domina tanto a carreira Front-end (web
ou mobile) quanto a carreira curso de cientista de dados. Um programador back-end deve ter habilidades analíticas e capacidade de resolver problemas complexos. Isso inclui a capacidade de analisar requisitos, identificar soluções eficientes e implementar as melhores práticas de desenvolvimento. Utilizar frameworks e bibliotecas pode agilizar o desenvolvimento de um sistema back-end.
- Enquanto o programador front-end utiliza tecnologias que rodam no navegador (Client-Side) e se preocupa com a experiência do usuário, o back-end trabalha com códigos do lado do servidor (Server-side).
- Portanto, é indicado conhecer linguagens de programação como Java, TypeScript, Node.js, PHP, Python, etc.
- É também difícil de manter e escalar, assim como a maioria das linguagens de programação dinâmicas.
- Isso pode ser feito através da criação de um portfólio online ou contribuindo para projetos de código aberto.
- Os frameworks costumam ser ótimas ferramentas para arquitetos de software que constroem a base de um aplicativo ou programa usando as bibliotecas de código do framework, ferramentas integradas e funções especiais.
Ele possibilita o acesso ao histórico de versões e também facilita o desenvolvimento em equipe. O LinkedIn é um bom lugar para começar a procurar por empregos de desenvolvimento web. Por exemplo, as APIs são usadas por sites de reservas de viagens que agregam informações de várias companhias aéreas e hotéis. O API obtém dados do provedor do vôo ou hotel e os exibe no site de viagens. Se alguém reservar um vôo, o API irá confirmá-lo com o site de reservas. É a linguagem de programação mais usada na pesquisa StackOverflow acima, e é também a linguagem mais popular no GitHub.
Cursos técnicos mais procurados no mercado de trabalho 2024
A linguagem C++ é usada para a construção de sistemas operacionais, jogos, aplicações back-end e mais. A TOTVS é referência em desenvolvimento e inovação, e conta com os melhores desenvolvedores back-end do mercado, para desenvolver soluções cada vez mais aderentes aos 12 segmentos de mercado. Ao acessar um site, o usuário observa se ele é eficiente, intuitivo e fácil de ser utilizado. Sua experiência é extremamente importante para o bom desempenho das aplicações. Quando esse processo não encanta, a chance de alguém não retornar ao site é grande.