Linguagem back-end: o que é e quais as 7 mais usadas? Insights para te ajudar na carreira em tecnologia Blog da Trybe

O front-end é a área responsável pela construção da parte visual do sistema. Isto é, das telas e elementos que a pessoa usuária utilizará para navegar e interagir com a aplicação. É também responsabilidade do front-end zelar por uma boa experiência de uso e por recursos de acessibilidade. Um servidor web ou web server é um software e hardware que utiliza HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e outros protocolos para responder a outras solicitações dos clientes. Como um desenvolvedor backend, você talvez precise saber sobre tecnologias de servidor web de produção, tal como load balancer (por exemplo, Nginx e HTTP proxies). Além do mais, sua sintaxe é simples e de fácil compreensão se comparado com outras linguagens de programação back end.

Testes de Software (unitários, integração)

Em um ambiente de desenvolvimento, compreender tanto o front-end quanto o back-end é vital, mas cada esfera possui seus especialistas. Desenvolvedores back-end dedicam-se a construir e manter a estrutura que permite que as aplicações web e mobile operem sem falhas. Eles garantem que os dados solicitados pelo front-end sejam entregues rápida e seguramente, otimizando a experiência do usuário. Portanto, mesmo que operem nos bastidores, o impacto do trabalho desses profissionais é experimentado diretamente pelos usuários finais. A importância dos desenvolvedores backend é imensa, pois eles são os responsáveis por garantir que o aplicativo funcione corretamente.

back-end

Como se Tornar um Desenvolvedor Java: Tudo o Que Você Precisa Saber

  • Sistemas de controle de versão também são críticos sempre que vários usuários estiverem trabalhando no mesmo projeto.
  • O TypeScript é uma linguagem orientada a objetos enquanto que o JavaScript é uma linguagem de Scripts.
  • Não é pra ser confundido com o Java, JavaScript é uma linguagem que pode ser utilizada tanto para o front end quanto para o back end.
  • Esse tipo de arquitetura consiste em uma rede centralizada de servidores em diferentes locais físicos.
  • Desse modo, é possível listar, editar, deletar e registar novas informações.
  • Um backend developer é responsável por criar APIs (Application Programming Interfaces) que permitem a comunicação entre diferentes partes do sistema.

O TypeScript é um “superconjunto” open source do JavaScript que é construído utilizando como base o JS, para que você consiga programar um código de alta qualidade e com menos bugs. Pode ser utilizado no backend com outras tecnologias JS como o NodeJS e Express. Pelo fato desta linguagem ser bem flexível, os objetos criados nessa linguagem são lentos. É também difícil de manter e escalar, assim como a maioria das linguagens de programação dinâmicas.

Curso Técnico Desenvolvedor de Sistemas: Aprenda a criar soluções tecnológicas

Um dos aspectos essenciais do desenvolvimento da web e de aplicativos é o “back-end”. Ao fazer isso, você está possibilitando uma arquitetura que pode ser altamente escalonável. Uma aplicação intensiva do banco de dados poderia ter uma solução otimizada para eles.

Para quem está imerso no mundo do desenvolvimento de aplicações e softwares, a palavra “Kubernet… O que vale se atentar aqui é que no, mercado de trabalho, algumas empresas esperam que você tenha um conhecimento também de Devops e de SQL e Banco de dados. Então, por mais que eu não seja um especialista em Back-end, os conceitos que eu sei me ajudam a conseguir resolver problemas neste lado. Bom, para aprender ambas as áreas, Front e do Back-end, é necessário passar por uma trilha de aprendizado bem longa. Claro que isso vai depender do quão profundo você quer aprender sobre essas áreas. O que pode gerar uma intersecção do mundo Front-end com o Mobile é o React Native, por utilizar tanto o React JS quanto a linguagem JavaScript.

Quando as pessoas falam sobre Ruby, elas às vezes querem dizer Ruby on Rails. A familiaridade com alguns desses sistemas será útil para um desenvolvedor backend. Cada trabalho Desenvolvimento web além do comum: Explorando a criatividade na programação de desenvolvedor backend requer um conjunto de habilidades ligeiramente diferente. A boa notícia é que a maioria dos desenvolvedores backend está feliz com o que eles fazem.

back-end

Siga blogs, assista a tutoriais em vídeo, participe de webinars e leia documentação oficial para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Basicamente, o backend é a parte do sistema que os usuários não veem, mas que é essencial para o funcionamento do sistema. O Python pode ser implementado em aplicações https://pbvale.com.br/tecnologia/desenvolvimento-web-alem-do-comum-explorando-a-criatividade-na-programacao/, web, análise de dados, aprendizado de máquina e internet das coisas. Isso faz com que a comunidade de pessoas envolvidas na resolução de problemas e dúvidas seja menor, não havendo assim tanto suporte. A linguagem C não oferece muito suporte a conexão com redes e não apresenta recursos avançados de segurança. Dois estilos de APIs que você talvez se depare como desenvolvedor backend são o SOAP e REST.

  • Quer dizer, em áreas que as pessoas em geral não consegem acessar ou manipular.
  • Para que o entendimento humano e a programação nesta linguagem sejam possíveis, é utilizado um conjunto de símbolos, chamados de mnemônicos, como “ADD” de adicionar e “MOV” de mover.
  • Um backend developer precisa garantir a segurança das informações e do sistema como um todo.
  • Porém ela é feita de forma modesta, sem se mostrar, permitindo que as pessoas acessem os sites sem saberem de todo esforço empenhado pelo desenvolvedor back end.
  • Ao fazer uma pesquisa, o resultado é trazido de acordo com a busca no banco de dados.

O que Faz um Backend: Guia Completo para Entender Essa Função

A familiaridade com um desses sistemas é um requisito para alguns trabalhos de desenvolvimento. Enquanto bancos de dados NoSQL podem ser úteis e os desenvolvedores geralmente preferem não usar SQL, o NoSQL não é tão popular quanto o SQL. REST é mais rápido que SOAP, e muitos desenvolvedores acham mais fácil trabalhar com ele. No entanto, SOAP tem maior segurança do que REST e inclui lógica de tentativa para compensar quando a comunicação falha.

답글 남기기

이메일은 공개되지 않습니다. 필수 입력창은 * 로 표시되어 있습니다.